O segundo dia da IV
Jornada LCH teve uma programação bastante diversificado no que diz respeito às temáticas
abordadas em minicursos e em grupos de trabalho. Dando sequência o que foi o
primeiro, durante toda a tarde estudantes da UFMA, UEMA, FACAM e visitantes do
Ceará da Faculdade do Vale do Jaguaribe que vieram participar e conhecer os
membros do Grupo de Estudo e Pesquisa – Epistemologia e Educação coordenado no
Ceará pela Profa. Mes Helen Flávia e, em Imperatriz pelo Prof. Mes. Edson
Ferreira. Nesse GT foram apresentados vários trabalhos de acadêmicos que estão
vinculados ao GEP-EPISTEMOLOGIA e EDUCAÇÃO além de alunos da UEMA e participação
da Prof. Mes. Betânia Barroso com apresentação de comunicação. Trabalhos com
temas como: REFLEXÕES SOBRE O COTIDIANO DE DUAS ESTUDANTES NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO
SOB OS OLHOS DE ORTEGA Y GASSET; A HISTORICIDADE DO MÉTODO CIENTÍFICO: Reflexões sobre a
construção da ciência; TRAJETÓRIA E PROPOSTAS: O ensino em história
no Brasil a partir da ditadura militar aos dias atuais; A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO DE APRENDIZAGEM: Uma perspectiva da teoria da aprendizagem situada em
conexão com a teoria histórico-cultural e “ESTUDAR É UMA
FALSIDADE”: Argumentos de Ortega y Gasset sobre reformulação do ensino foram
apresentados e em cada bloco de apresentação foram tiradas dúvidas e dirigidas
contribuições acerca do tema.
Simultaneamente também ocorriam os minicursos: Erving
Goffman: cotidiano, papeis sociais e as Instituições Totais e Métodos Visuais e
Estudos do Cotidiano coordenado pelo professor Mes. Jesus Marmanillo. Os minicursos fazem
parte de um desenvolvimento de pesquisa para a formalização de um grupo de
pesquisa com registro na CAPES. Uma oportunidade dos acadêmicos que veem se
reunindo em apresentar não só o autor aos que se inscreveram no minicurso, mais
também se aprofundamento dos conceitos e das leituras desenvolvidas nas obras
do autor que é o foco do grupo de pesquisa.


Os participantes do minicurso e do grupo de trabalho
ao encerar as exposições aproveitaram para prestigiar o “Café Literário” que
acontece no intervalo entre a programação da tarde da Jornada e as mesas redondas
à noite que acontece na URE. Hoje no café Literário teve uma
exibição/apresentação muito interessante oferecido pelo Prof. Dr. Fábio
Cardias. A apresentação “quase que biográfica” de Carolina Maria de Jesus, uma
negra e favelada que escreve e canta seu cotidiano, a apresentação intitulada “em
anos de Carolina: educação e literatura de favela” apresentou aos presentes um
exemplo de figura de mulher, negra que apesar de ser muito pobre economicamente
tem uma riqueza e uma sabedoria de vida que vale a pena ser reconhecida.
Continuando a dinâmica da Jornada, o próximo encontro
dos participantes foi na mesa formada pelo Prof. Dr. Agnaldo Silva e pela Profa.
Dra. Isabel Cabreira pró-reitora de ensino da UFMA, mesa coordenada pelo Prof. Mes
Emerson Rubens. Na ocasião foi discutida a proposta do curso de Licenciatura em
Ciências Humanas, ampliação da UFMA e a interdisciplinaridade nessas novas
licenciaturas na perspectiva do mercado de trabalho do ensino, em especial do
de sociologia.
Amanhã continua a mesma lógica de minicursos e GT’s a tarde, café
literário às 18 horas e o grande encerramento da IV Jornada com a festa de
encerramento que buscará a integração não só com os acadêmicos de LCH, mais
todo o corpo que compõe a UFMA de Imperatriz e do ensino superior da cidade,
cujo, estão convidados a prestigiar uma noite de alegria e descontração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário