quinta-feira, 27 de novembro de 2014

IV Jornada de Ciências Humanas discute a interdisciplinaridade e o ensino básico em Imperatriz

O evento vem colaborando para construir uma melhor formação aos profissionais da região

Foto IV Jornada de Ciências Humanas discute a interdisciplinaridade e o ensino básico em Imperatriz
IMPERATRIZ - Realizada na última segunda-feira, (24), a mesa de abertura da IV Jornada Ciências Humanas, promovida pelo curso de Licenciaturas em Ciências Humanas no Campus de Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão. Este ano a jornada tem como tema 'Ciências Humanas e Educação Básica no Maranhão: o desafio das novas licenciaturas'.
Na solenidade de abertura, compuseram a mesa o diretor do Centro de Ciências Sociais Saúde e Tecnologia (CCSST), Marcos Fábio; o coordenador do curso, Emerson Rubens; o professor Salvador Tavares e o discente Evandro Fernandes. O diretor de Centro, Marcos Fábio, parabenizou o curso pela realização do evento e falou da satisfação em participar da quarta jornada.
A jornada tem como objetivo discutir profundamente os conceitos básicos que regem a licenciatura, no que tange a interdisciplinaridade e educação básica, colaborando para uma boa qualificação dos profissionais da área. Capacitar os acadêmicos e debater essa temática estão entre as discussões propostas pelo evento. “Vivemos uma geração que não gosta de leitura em profundidade e nosso grande desafio é apresentar os princípios fundamentais do nosso curso e das disciplinas que trabalhamos, para que os alunos aprendam a manipular esses conceitos científicos", enfatizou Emerson Rubens.
A palestra de abertura teve como problematização a interdisciplinaridade e educação básica, sendo discutida entre o professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Wintenbergue Zaparoli, e o professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), José Josberto Montenegro.
O palestrante Zaparoli questionou o conceito de interdisciplinaridade e explicou que o termo tem uma forma de hierarquizar o conhecimento, existindo uma interação limitada e apresentou a transdisciplinaridade. “Eu acredito neste exercício de rupturas, essa provocação da transdisciplinaridade em que todas as disciplinas interagem e juntas colaboram para construir o conhecimento”, explicou.
O acadêmico de Licenciatura em Ciências Humanas, Carlos Lucena, corroborou a importância desta discussão na jornada. “A interdisciplinaridade abre nosso campo de atuação. Podemos atuar nas diversas áreas das ciências humanas e entender essa forma de atuação. É de extrema valia para nós acadêmicos”, reiterou. O evento tem atividades como minicurso e palestras até esta quarta-feira, 26. 

Produção: Kássia Santos 
Revisão: Patrícia Santos

Lugar: Campus Imperatriz 
Fonte: Jhene Assis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário